Sumário
A
necessidade de informação é uma característica inerente ao ser humano. O seu
carácter social incita-o a informar-se e informar. A necessidade de comunicação
é tão antiga quanto o próprio homem que desde os tempos remotos procurou formas
cada vez mais eficientes de transmitir os seus sentimentos e compreender os
fenómenos à sua volta. Os índios para se comunicarem usavam o fumo, e os
africanos os tambores para dar a conhecer as suas emoções e estados de
espírito. Ao longo da história da humanidade foram surgindo novas e variadas
formas de comunicação como sejam a escrita, o telefone, a internet e outros.
Com
o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação, em qualquer lugar onde
as pessoas estejam procuram meios de informar-se e comunicar-se umas com as
outras. E um desses meios que até então tem-se tornado necessário na vida das
pessoas das grandes cidades e ou concentrações urbanas é o telefone móvel ou
celular. Gozando as potencialidades deste dispositivo as pessoas podem
comunicar-se em qualquer parte do mundo desde que a sua posição geográfica
tenha cobertura. A tecnologia Global
System for Mobile Communications é uma das tecnologias que permite a
comunicação entre utilizadores que disponham de terminais móveis. Nesta
tecnologia destaca-se o Serviço de Mensagens Curtas (SMS) que permite que os
respectivos assinantes troquem mensagens de texto entre si em qualquer ponto
geográfico que estejam.
Vantagens
das Instituições na Aquisição do Sistema de Alertas SMS
Ao implementar o Serviço de Alertas baseado na
Tecnologia SMS, que permite que utilizadores troquem mensagens de texto entre
si, em qualquer ponto geográfico, as Instituições garantem que seus clientes
recebam alertas via SMS, nos dias específicos (Como seja alerta sobre pagamento
de facturas, ponto de situação da marcação de consultas, etc…) e estejam mais
próximos deles através de seus dispositivos móveis. Estes alertas podem ser
automáticos ou manuais. Deste modo este sistema torna-se adaptável às
necessidades do cliente.
A partir deste os clientes poderão, influenciados
pelas tendências e demandas actuais da sociedade de informação, ou ainda
sociedade em rede enviar SMS, usando um formado predefinido (exemplo: “teste
eswa” para saber quando se realizará o teste da disciplina Engenharia de
Software Avançada), a um determinado número a solicitar dados do seu interesse,
que posteriormente serão respondidos automaticamente. Para o efeito este
sistema deve ter acesso a base de dados do sistema do cliente e conectar-se à
central responsável pelo processamento de SMS (Short Message Service Center -
SMSC) a fim de receber as mensagens enviadas pelos clientes ou enviar para os
mesmos, mensagens contendo a informação solicitada. Junto a terminal onde
estará instalada a aplicação deve estar conectado um ou vários modems GSM,
sendo a partir deste(s) onde os pedidos poderão ser recebidos e reencaminhadas
as respectivas respostas da consulta à base de dados.
Esta
publicação destaca a Integração desta Tecnologia em 2 grandes projectos e ou
programas no sector da Saúde no concernente ao HIV/SIDA nomeadamente:
o
Tratamento
Ant-Retroviral - TARV
o
Prevenção
da Transmissão Vertical – PTV
Programa
de Tratamento Anti Retroviral – TARV
Esta solução foi implementada com sucesso no programa de Tratamento Anti
Retroviral, sob tutela da ARK (Absolute Return to Kids)[1] em sintonia com o
Ministério da Saúde, em 6 Centros de Saúde da Província de Maputo, a saber:
Ø Centro de Saúde da
Cidade da Matola, próximo a madruga
Ø Centro de Saúde na
Cidade da Matola, próximo ao cinema 700
Ø Hospital Geral da Machava
Ø Centro de Saúde da
Machava, próximo a Rádio Maria
Ø
Centro de Saúde da
Namaacha
Nestes centros, este sistema envia automaticamente mensagens 7 e um 1 dia
antes da consulta ou levantamento de medicamentos e 4 dias depois se o paciente
faltou.
Programa
de Prevenção de Transmissão Vertical
Este Programa constitui a 2ª fase do projecto anterior e está implementado
desde mês de Novembro de 2011 tendo sido instalado nos seguintes locais:
Ø Centro de Saúde de Xinavane
Ø Centro de Saúde
de Matola Gar
Ø Centro de Saúde de
Namaacha
Ø Centro de Saúde de
Machava
Ø
Centro de Saúde
de Ndlavela
Tecnologias Envolvidas no
Serviço de Alertas SMS
As seguintes tecnologias estão envolvidas no
processo de execução do serviço de Alertas SMS.
Microsoft Access 2007,
Sistema de Gestão de Base de Dados usada na
aplicação core do Cliente (ICAP)
Microsoft SQL Server Express 2005
Sistema de Gestão de Base de Dados, que
provê recursos como armazenamento de dados locais entre outros, componente de
gestão de dados do serviço de envio de SMS;
Windows Task Scheduler[2],
Que permite a permite a execução automática
de rotinas de tarefas num determinado computador;
Java Virtual Machine
Sugere a execução e Gestão de Programas Java;
Microsoft .NET
Contém livrarias necessárias para a
visualização de programas baseados na tecnologia Microsoft, acesso a dados,
conectividade a base de dados entre outras
3. Desenho da Arquitectura
Geral do sistema de Alertas SMS
Esta arquitectura consiste em três principais camadas a saber:
Camada
do Servidor que inclui o sistema de Gestão de Base de Dados
onde o modem é integrado,
Camada
de Rede que é todo o conjunto da infra-estrutura de rede
das operadoras móveis e,
Camada
do Utilizador Final que inclui todos os clientes com seus
dispositivos móveis recebendo alertas SMS automáticos ou solicitando
informações.
É de realçar que nenhuma ligação à internet é necessária.
No próximo serão abordados aspectos sobre a camada do servidor.
Servidor SMS
O servidor SMS é
uma componente core desta
arquitectura uma vez ser este o objectivo do projecto: Alertar (informar),
automaticamente, aos pacientes sobre
a regularidade das suas consultas e
ou levantamento de medicamentos, bem como notificar
sobre a importância do Tratamento (TARV) ou prevenção (PTV).
Componentes do Servidor SMS
O servidor SMS é
composto pelas seguintes camadas:
- Biblioteca de Envio de SMS
- Serviço de Envio de SMS
- Hardware
A.
Biblioteca
de Envio de SMS
A biblioteca de
envio de SMS corresponde a camada responsável só e só pela recepção e envio de
SMS.
B.
Serviço
de Envio de SMS
O serviço de
envio de SMS é centro de toda esta arquitectura. É responsável pela ligação entre o Sistema de Gestão do
Cliente e a Biblioteca de Envio de SMS, pela definição e ou implementação
das regras de negócio do cliente,
conforme o projecto, e regularidade
de envio de SMS.
Neste serviço as
seguintes camadas são destacadas:
- · Ligação ao sistema de Gestão do Cliente
- · Camada de definição do negócio
- · Agendador de Tarefas
- · OutPuts
Ligação
ao sistema de Gestão do Cliente
Nesta camada são
definidas as regras de Comunicação à base de dados do cliente. Os parâmetros
necessários para o efeito são os seguintes:
o
Localização
(directório) da Base de Dados
o
Driver
de Comunicação (Microsoft.Jet.OLEDB.4.0,
ou Microsoft.ACE.OLEDB.12.0)
o
Credenciais
de acesso (Perfil Administrador)
o
Tipo
de Acesso (Leitura)
o
Tabelas
acedidas
Camada
de Definição do Negócio
A camada de
Definição do Negócio define a característica importante do Serviço de Envio de
SMS, a sua extensibilidade ou ainda
a capacidade de integração com toda e qualquer regra definida em função dos
objectivos do cliente. Esta é composta por vários módulos em função das regras
criadas pelo cliente.
a.
Composição
do Texto das Mensagens
A composição do
Texto das Mensagens é feita na camada do Negócio do cliente e em função do
conteúdo das variáveis definidas no out put das queries.
As variáveis
anteriormente referidas são usadas para compor o texto das mensagens, como por
exemplo:
“Vida protegida e alegria para ti e para a
família! Participa nas consultas pre-natais no teu Centro de Saude no dia DATA. Ate la!”
Ou ainda
“Bom dia Mae! Bem-vinda aos servicos de
assistencia do PARAMETRO VARIAVEL!”
Agendador
de Tarefas
O agendador de
Tarefas responde a regularidade e ou periodicidade da recolha de dados no
sistema de Gestão do Cliente.
Contudo esta
camada comunica-se com a camada do Negócio, anteriormente refenciada, que por
sua vez se comunica com a base de dados do cliente com base na interface criada
para o efeito.
Outups
do Sistema
Existem no
sistema dois principais outPuts relacionados com o Troubleshooting de execução do programa, dos módulos da camada de negócio e resultado do (Não) envio das mensagens.
No que Concerne a Execução do programa a cada
execução é gerado um ficheiro no directório de instalação do serviço, onde se
pode ler informações como o estado da licença, as operações de envio e recepção
de mensagens e de alguns erros que eventualmente possam ocorrer.
No directório da
instalação dos programas relacionados com os módulos também são gerados ficheiros (*.txt) que informam sobre os
respectivos resultados.
Os resultados do
(Não) envio de mensagens podem ser vistos numa interface criada para o efeito e
que consoante o período indicado pelo utilizador o sistema informa sobre as
mensagens, pendentes, enviadas e não enviadas. Esta informação pode ser
exportada para um ficheiro excel (*.xls) para análises posteriores.
Esta informação
pode ser exportada para o excel.
Arquitectura
do Serviço de Envio de SMS
Segue-se a
Arquitectura resumo do serviço de Envio de SMS.
Na componente de
Hardware destaca-se o modem 3G compatível com a biblioteca de envio de SMS.
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