quarta-feira, 19 de junho de 2013

Integração da Tecnologia SMS no sector da saúde - HIV/SIDA

Sumário

 A necessidade de informação é uma característica inerente ao ser humano. O seu carácter social incita-o a informar-se e informar. A necessidade de comunicação é tão antiga quanto o próprio homem que desde os tempos remotos procurou formas cada vez mais eficientes de transmitir os seus sentimentos e compreender os fenómenos à sua volta. Os índios para se comunicarem usavam o fumo, e os africanos os tambores para dar a conhecer as suas emoções e estados de espírito. Ao longo da história da humanidade foram surgindo novas e variadas formas de comunicação como sejam a escrita, o telefone, a internet e outros.
Com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação, em qualquer lugar onde as pessoas estejam procuram meios de informar-se e comunicar-se umas com as outras. E um desses meios que até então tem-se tornado necessário na vida das pessoas das grandes cidades e ou concentrações urbanas é o telefone móvel ou celular. Gozando as potencialidades deste dispositivo as pessoas podem comunicar-se em qualquer parte do mundo desde que a sua posição geográfica tenha cobertura. A tecnologia Global System for Mobile Communications é uma das tecnologias que permite a comunicação entre utilizadores que disponham de terminais móveis. Nesta tecnologia destaca-se o Serviço de Mensagens Curtas (SMS) que permite que os respectivos assinantes troquem mensagens de texto entre si em qualquer ponto geográfico que estejam.

Vantagens das Instituições na Aquisição do Sistema de Alertas SMS


Ao implementar o Serviço de Alertas baseado na Tecnologia SMS, que permite que utilizadores troquem mensagens de texto entre si, em qualquer ponto geográfico, as Instituições garantem que seus clientes recebam alertas via SMS, nos dias específicos (Como seja alerta sobre pagamento de facturas, ponto de situação da marcação de consultas, etc…) e estejam mais próximos deles através de seus dispositivos móveis. Estes alertas podem ser automáticos ou manuais. Deste modo este sistema torna-se adaptável às necessidades do cliente.

A partir deste os clientes poderão, influenciados pelas tendências e demandas actuais da sociedade de informação, ou ainda sociedade em rede enviar SMS, usando um formado predefinido (exemplo: “teste eswa” para saber quando se realizará o teste da disciplina Engenharia de Software Avançada), a um determinado número a solicitar dados do seu interesse, que posteriormente serão respondidos automaticamente. Para o efeito este sistema deve ter acesso a base de dados do sistema do cliente e conectar-se à central responsável pelo processamento de SMS (Short Message Service Center - SMSC) a fim de receber as mensagens enviadas pelos clientes ou enviar para os mesmos, mensagens contendo a informação solicitada. Junto a terminal onde estará instalada a aplicação deve estar conectado um ou vários modems GSM, sendo a partir deste(s) onde os pedidos poderão ser recebidos e reencaminhadas as respectivas respostas da consulta à base de dados.
  Esta publicação destaca a Integração desta Tecnologia em 2 grandes projectos e ou programas no sector da Saúde no concernente ao HIV/SIDA nomeadamente:
o   Tratamento Ant-Retroviral - TARV
o   Prevenção da Transmissão Vertical – PTV




Programa de Tratamento Anti Retroviral – TARV


Esta solução foi implementada com sucesso no programa de Tratamento Anti Retroviral, sob tutela da ARK (Absolute Return to Kids)[1] em sintonia com o Ministério da Saúde, em 6 Centros de Saúde da Província de Maputo, a saber:
Ø  Centro de Saúde da Cidade da Matola, próximo a madruga
Ø  Centro de Saúde na Cidade da Matola, próximo ao cinema 700
Ø  Hospital Geral da Machava
Ø  Centro de Saúde da Machava, próximo a Rádio Maria
Ø  Centro de Saúde da Namaacha
Nestes centros, este sistema envia automaticamente mensagens 7 e um 1 dia antes da consulta ou levantamento de medicamentos e 4 dias depois se o paciente faltou.

Programa de Prevenção de Transmissão Vertical


Este Programa constitui a 2ª fase do projecto anterior e está implementado desde mês de Novembro de 2011 tendo sido instalado nos seguintes locais:


Ø  Centro de Saúde de Xinavane
Ø  Centro de Saúde de  Matola Gar
Ø  Centro de Saúde de  Namaacha
Ø  Centro de Saúde de  Machava
Ø  Centro de Saúde de  Ndlavela


       

Tecnologias Envolvidas no Serviço de Alertas SMS

 As seguintes tecnologias estão envolvidas no processo de execução do serviço de Alertas SMS.
Microsoft Access 2007,
                Sistema de Gestão de Base de Dados usada na aplicação core do Cliente (ICAP)
Microsoft SQL Server Express 2005
Sistema de Gestão de Base de Dados, que provê recursos como armazenamento de dados locais entre outros, componente de gestão de dados do serviço de envio de SMS;
Windows Task Scheduler[2],
Que permite a permite a execução automática de rotinas de tarefas num determinado computador;
Java Virtual Machine
                Sugere a execução e Gestão de Programas Java;
Microsoft .NET
Contém livrarias necessárias para a visualização de programas baseados na tecnologia Microsoft, acesso a dados, conectividade a base de dados entre outras

3.     Desenho da Arquitectura Geral do sistema de Alertas SMS

 


Esta arquitectura consiste em três principais camadas a saber:

Camada do Servidor que inclui o sistema de Gestão de Base de Dados onde o modem é integrado,
Camada de Rede que é todo o conjunto da infra-estrutura de rede das operadoras móveis e,
Camada do Utilizador Final que inclui todos os clientes com seus dispositivos móveis recebendo alertas SMS automáticos ou solicitando informações.
É de realçar que nenhuma ligação à internet é necessária.
No próximo serão abordados aspectos sobre a camada do servidor.

Servidor SMS


O servidor SMS é uma componente core desta arquitectura uma vez ser este o objectivo do projecto: Alertar (informar), automaticamente, aos pacientes sobre a regularidade das suas consultas e ou levantamento de medicamentos, bem como notificar sobre a importância do Tratamento (TARV) ou prevenção (PTV).

Componentes do Servidor SMS


O servidor SMS é composto pelas seguintes camadas:

  • Biblioteca de Envio de SMS
  • Serviço de Envio de SMS
  • Hardware


A.      Biblioteca de Envio de SMS


A biblioteca de envio de SMS corresponde a camada responsável só e só pela recepção e envio de SMS.

B.      Serviço de Envio de SMS


O serviço de envio de SMS é centro de toda esta arquitectura. É responsável pela ligação entre o Sistema de Gestão do Cliente e a Biblioteca de Envio de SMS, pela definição e ou implementação das regras de negócio do cliente, conforme o projecto, e regularidade de envio de SMS.

Neste serviço as seguintes camadas são destacadas:

  • ·         Ligação ao sistema de Gestão do Cliente
  • ·         Camada de definição do negócio
  • ·         Agendador de Tarefas
  • ·         OutPuts

  
Ligação ao sistema de Gestão do Cliente

Nesta camada são definidas as regras de Comunicação à base de dados do cliente. Os parâmetros necessários para o efeito são os seguintes:

o   Localização (directório) da Base de Dados
o   Driver de Comunicação (Microsoft.Jet.OLEDB.4.0, ou Microsoft.ACE.OLEDB.12.0)
o   Credenciais de acesso (Perfil Administrador)
o   Tipo de Acesso (Leitura)
o   Tabelas acedidas
  
Camada de Definição do Negócio

A camada de Definição do Negócio define a característica importante do Serviço de Envio de SMS, a sua extensibilidade ou ainda a capacidade de integração com toda e qualquer regra definida em função dos objectivos do cliente. Esta é composta por vários módulos em função das regras criadas pelo cliente.

a.      Composição do Texto das Mensagens
A composição do Texto das Mensagens é feita na camada do Negócio do cliente e em função do conteúdo das variáveis definidas no out put das queries.
As variáveis anteriormente referidas são usadas para compor o texto das mensagens, como por exemplo:

“Vida protegida e alegria para ti e para a família! Participa nas consultas pre-natais no teu Centro de Saude no dia DATA. Ate la!”
Ou ainda
“Bom dia Mae! Bem-vinda aos servicos de assistencia do PARAMETRO VARIAVEL!”

Agendador de Tarefas

O agendador de Tarefas responde a regularidade e ou periodicidade da recolha de dados no sistema de Gestão do Cliente.
Contudo esta camada comunica-se com a camada do Negócio, anteriormente refenciada, que por sua vez se comunica com a base de dados do cliente com base na interface criada para o efeito.

Outups do Sistema

Existem no sistema dois principais outPuts relacionados com o Troubleshooting de execução do programa, dos módulos da camada de negócio e resultado do (Não) envio das mensagens.
No que Concerne a Execução do programa a cada execução é gerado um ficheiro no directório de instalação do serviço, onde se pode ler informações como o estado da licença, as operações de envio e recepção de mensagens e de alguns erros que eventualmente possam ocorrer.
No directório da instalação dos programas relacionados com os módulos também são gerados ficheiros (*.txt) que informam sobre os respectivos resultados.
Os resultados do (Não) envio de mensagens podem ser vistos numa interface criada para o efeito e que consoante o período indicado pelo utilizador o sistema informa sobre as mensagens, pendentes, enviadas e não enviadas. Esta informação pode ser exportada para um ficheiro excel (*.xls) para análises posteriores.




Esta informação pode ser exportada para o excel.





Arquitectura do Serviço de Envio de SMS


Segue-se a Arquitectura resumo do serviço de Envio de SMS.





Na componente de Hardware destaca-se o modem 3G compatível com a biblioteca de envio de SMS.






[1] http://www.arkonline.org
[2] http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/aa383614%28v=vs.85%29.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário